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LIDERANÇA E A NOVA CIÊNCIA
Autor: WHEATLEY, MARGARET J.
Editora: CULTRIX

Este livro descreve como a nova ciência altera radicalmente a compreensão que temos do universo, não apenas no campo científico, mas, também, no tocante ao modo como podemos viver e trabalhar juntos em tempos caóticos. Descobertas revolucionárias nas teorias do caos e da complexidade, na física quântica e na biologia estão abalando os modelos científicos que predominaram nos últimos séculos. A autora apresenta novas idéias e experiências nesta edição e acrescenta um novo capítulo que descreve em detalhes como podemos trabalhar de maneira mais descontraída e eficaz enquanto atravessamos esta época de crescente turbulência. Escrito em estilo leve, dirigido tanto para o leitor especializado quanto para o não especializado, este livro oferece uma nova luz sobre os paradoxos mais desafiadores - estabilidade e mudança; autonomia e controle; estrutura e criatividade; uma síntese de fácil leitura de um amplo leque de descobertas da nova ciência; inspiração e orientação para que os leitores comecem sua própria jornada de descobertas aplicando idéias que vão alterar para sempre sua compreensão da vida, da liderança e do relacionamento entre as pessoas.


GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Autor: DUTRA, JOEL SOUZA
Editora: GENTE

A forma de gerir as empresas vem causando desconforto crescente nos indivíduos, nos gestores, nos dirigentes e nos profissionais de RH, o que reflete o descompasso existente entre as práticas de gestão e as necessidades da empresa moderna e das pessoas. Os renomados pesquisadores Joel Souza Dutra, Marisa Eboli, André Luiz Fischer, Maria Tereza Leme Fleury e José Antonio Monteiro Hipólito desenvolvem aqui conceitos que representam um avanço efetivo na teoria e na prática de recursos humanos.

COMPETÊNCIAS - CONCEITOS E INSTRUMENTOS PARA A GESTAO DE PESSOAS NA EMPRESA MODERNA
Autor: DUTRA, JOEL SOUZA
Editora: ATLAS

O conceito de competência, quando compreendido em toda a sua extensão e utilizado em conjunto com outras teorias, permite grande avanço na compreensão da gestão de pessoas na empresa moderna. Este livro tem como objetivo traduzir duas décadas de experiências vivenciadas em conceitos que expliquem a realidade das empresas e sinalizem o futuro da gestão de pessoas e ferramentas que nos permitam agir com maior precisão no gerenciamento de pessoas. A experiência do autor - concretizada na intervenção em várias empresas nacionais e multinacionais -, tanto na concepção e implementação de sistemas de gestão de pessoas, quanto na adaptação de estruturas globais de gestão de pessoas para a realidade brasileira, permite confirmar a adequação dos conceitos aqui tratados e sua transformação em instrumentos de gestão.

GESTÃO DE PESSOAS MODELO, PROCESSOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Autor: DUTRA, JOEL SOUZA
Editora: ATLAS

Com uma abordagem que tem como base transformações causadas por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas e no comportamento do mercado de trabalho verificados nos últimos anos, este livro sintetiza um conjunto de experiências, pesquisas e contribuições desenvolvidas ao longo dos últimos anos na busca de um modelo de gestão de pessoas que atenda às necessidades da empresa moderna. O texto sistematiza os trabalhos desenvolvidos segundo uma nova perspectiva de gestão de pessoas, que leva em consideração o ambiente em que a empresa se insere, em situações de globalização, turbulência crescente, maior complexidade das arquiteturas organizacionais e das relações comerciais e maior valor agregado dos produtos e serviços. A obra está estruturada em três partes. Apresenta inicialmente o pano de fundo em que uma nova proposta de gestão de pessoas nasce e os principais conceitos e premissas que sustentam essa proposta. Em seguida, aborda as partes componentes do modelo de gestão de pessoas, tratando dos conceitos aplicados e das ferramentas deles derivadas. Discute na parte final o futuro da gestão de pessoas, apontando algumas tendências e perspectivas para a gestão de pessoas no mundo ocidental e para o Brasil em particular.

PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO, AS
Autor: FLEURY, MARIA TEREZA LEME
Editora: GENTE

A obra reúne o mais significativo sobre o tema recursos humanos e gestão de pessoas. 15 renomados pesquisadores e professores da FEA (USP) falam sobre o passado, presente e futuro dos profissionais dentro das organizações. Organizada pelo PROPEG (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas), a obra analisa o panorama da gestão no Brasil.

ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Autor: FLEURY, AFONSO CARLOS CORREA
Editora: ATLAS

Compreender o processo de reestruturação produtiva por que passa a indústria brasileira é o objetivo deste livro. A imagem usada pelos autores, tentar montar um quebra-cabeça com a estrutura de um caleidoscópio, ilustra a complexidade e dinâmica desse processo - cada vez que se chega a uma figura, um novo movimento acontece e a figura assume novos contornos. Sumário - Competência e aprendizagem organizacional; Gestão de pessoas para a formação de competências; Empresas transnacionais e empresas brasileiras; A indústria brasileira e o desafio da formação e gestão de competências.

GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
Organizador: OLIVEIRA JUNIOR, MOACIR DE MIRANDA
Editora: ATLAS

O tema Gestão do Conhecimento emergiu na última década das discussões fechadas entre pesquisadores e profissionais de P&D das empresas, para despontar como um dos assuntos mais polemizados e menos compreendidos. Procurando avançar nessa questão e trazer uma contribuição significativa não só para o mundo acadêmico, mas principalmente para as empresas brasileiras, esta coletânea foi organizada. Reúne artigos de pesquisadores internacionais e nacionais sobre temas como Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Competências Essenciais e apresenta o resultado de estudos realizados em diferentes países.

ADMINISTRAÇAO SALARIAL
A REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Autor: HIPOLITO, JOSE ANTONIO MONTEIRO
Editora: ATLAS

Este livro discute de maneira ampla e didática a evolução das práticas de administração salarial e culmina com a proposição de uma metodologia para a construção de sistemas por competências, levando o leitor a refletir sobre as possibilidades de aplicação desse conceito para fins remuneratórios, suas 'armadilhas' e formas de superá-las. O livro foi dividido em quatro partes, com o objetivo de responder aos principais questionamentos que vêm surgindo por parte dos gestores e técnicos em salários - o que se espera de um sistema de administração de salários; por que as técnicas tradicionais de administração de salários não geram os resultados desejados; alternativas de administração salarial - ultrapassando as limitações dos sistemas tradicionais; e proposta metodológica para a construção de sistemas de administração de salários por competências.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - QVT CONCEITOS E PRÁTICAS NAS EMPRESAS DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL
Autor: FRANÇA, ANA CRISTINA LIMONGI
Editora: ATLAS

O livro traz dados e instrumentos conceituais para ampliar a visibilidade e subsidiar as ações estratégicas, gerenciais e operacionais em níveis coletivos e individuais nos desafios da busca e reconstrução do bem-estar nas empresas.

CAMPEÕES DE RECURSOS HUMANOS, OS INOVANDO PARA OBTER OS MELHORES RESULTADOS
Autor: ULRICH, DAVE
Editora: FUTURA

Este livro mostra como as empresas podem enfrentar os novos desafios do mercado, modificando suas estruturas para adicionar valor aos processos de trabalho. A chave para isso é o departamento de recursos humanos, encarregado de despertar o interesse dos funcionários e trazer maior eficiência para a organização como um todo. Para o autor, os profissionais de RH do futuro devem assumir a responsabilidade pelo próprio processo de transformação cultural de uma organização, atuando como parceiros estratégicos, especialistas administrativos, defensores dos funcionários e agentes da mudança.

RECURSOS HUMANOS ESTRATÉGICOS NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS PROFISSIONAIS DE RH
Organizador: ULRICH, DAVE
Editora: FUTURA

O objetivo deste livro é definir uma nova era gerencial, em que o RH não seja mais considerado um departamento apenas burocrático, dedicado à admissão, normatização e remuneração, mas que seja visto como um parceiro na produção de resultados palpáveis desde a produção até a sala da diretoria. Os vários artigos que compõem esta obra demonstram como a área de RH deve assumir um papel de liderança dentro da empresa e abordam temas como - capacidades essenciais, clareza estratégica, mudanças e capital intelectual.
 
 
 
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