» Artigos
» Dicas de leitura
» Links Úteis
» Trace sua rota
» Previsão do tempo
» Trânsito Agora
 

» Identidade organizacional

Ao montar o escritório, pense sempre em implantar a Identidade Organizacional do mesmo, estabelecendo: a “Missão”; a “Visão” e; os “Valores”. Sem esses itens, todos os demais planejamentos ficam prejudicados, pois, não foram estabelecidos os parâmetros de: “Aonde queremos chegar”; “Como queremos ser reconhecidos” e; “No que acreditamos”

Pablo Mangiaterra

“Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância.”

Bruce Lee

Imagine um escritório que tem como objetivo atrair clientes internacionais que queiram se estabelecer no Brasil. Os sócios percebem uma oportunidade em suas especializações e vão atrás desse mercado no exterior.

Participam de eventos nas principais capitais europeias. Fazem inscrições em revistas mundiais de direito, participando de premiações e outras maneiras de divulgar o nome. Enfim, usando todos os mecanismos necessários para que a marca do escritório seja conhecida e uma opção para potenciais investidores mundiais.

Depois desse período de intenso trabalho, eles recebem o tão esperado primeiro telefonema do exterior.

Uma empresa de Hong Kong decidiu ligar, pois um dos sócios fez contato em Londres durante um fórum do mercado.

O Diretor Jurídico da empresa liga e a recepcionista não tem a menor ideia do que aquele senhor está falando, ficando desesperada em tentar encontrar alguém que possa entender algo.

Sai à procura de um estagiário que disse que morou um tempo nos Estados Unidos e “sabe se comunicar”. Este pega o telefone e o Diretor, já nervoso e desconfiado da espera, pergunta pelo sócio que conheceu. O Estagiário consegue se comunicar de forma rudimentar explicando que no Brasil são 8 horas da manhã e apenas ele e a recepcionista estão. O Diretor da corporação se cansa e solicita uma apresentação. Porém, quando o estagiário tenta anotar o e-mail, a situação fica ainda pior e o Diretor desiste.....

Como disse Elmer G. Letterman “Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE.”

Infelizmente, esse escritório esqueceu do principal: pelo menos contratar uma recepcionista que fale inglês.

Estabelecer uma Missão, uma Visão e os valores da empresa transformou-se mais em uma questão de Marketing do que uma ferramenta de gestão. Primeiro porque muitas empresas eram “obrigadas” a redigir frases para equadrar e pendurar nas suas recepções durante a implantação do sistema ISO 9002. Os escritórios entendiam que redigir uma frase daquelas os aproximava de seus clientes ou potenciais clientes. Muitos destacam essas frases nos seus sites, sendo que há sócios de escritórios que nem sabem que as frases estão lá.

Consideram que as frases são um fim em si mesmo, e que o trabalho terminou com o estabelecimento das mesmas e sua divulgação.

Esquecem que elas são ferramentas de norte e que serão por elas que o escritório deverá estabelecer: sua política de contratação; política de remuneração; plano de carreira; a abertura de novas áreas; investimentos em treinamentos; política comercial; estratégia de atuação com clientes e com o mundo jurídico; e sua estratégia de marketing.

Enfim, deixar de estabelecer “Aonde se quer chegar”; “Como queremos ser reconhecidos” e; “No que acreditamos” fará com que os sócios passem o tempo apagando incêndios e administrando o dia a dia. Função que não é de gestores, mas sim de auxiliares.


Fonte: Administradores.com.br
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/identidade-organizacional/83156/
« Voltar ao menu
 
 
CURTA NOSSA FANPAGE FACEBOOK